Afinal, quem é Betão?

Porque você deveria contratar meus serviços? Quem sou eu? O que já fiz? De onde vim?
Olá, amigo(a) !!!

Meu nome é Roberto Marcatto, mas gosto de ser chamado de Tio Betão. Sou praticante de musculação há mais de 20 anos, Profissional de Educação Física, Estudante de Nutrição, já fui atleta de powerlifting e além de tudo isso, tenho um blog chamado Blog do Betão , com quase 2 milhões de visualizações.

Já fui proprietário e professor de academia... sou personal trainer... e o que eu mais observava é que os "profissionais" se importavam mais com o dinheiro no fim do mês do que em realmente ajudar seus alunos nas academias.

Por isso, decidi trabalhar com Assessorias Online, onde posso atender a muito mais alunos e ajudar muito mais pessoas, de forma correta.

Iniciei as assessoias online em 2011 e, nesse período online, já atendi mais de 1.300 alunos...

Para saber mais da minha história : clique aqui
MEUS 20 ANOS DE TREINO
PRA VOCÊ ME CONHECER UM POUCO MAIS, COMPARTILHO COM VOCÊ, DO MEU ARQUIVO PESSOAL, MEUS MAIS DE 20 ANOS DE CAMINHADA NA MUSCULAÇÃO
CONHEÇA UM DOS DIVERSOS TREINOS QUE EU CRIEI
TREINOS INSANOS – SOMA 1

Apelidado carinhosamente pelo tio Betão como SOMA 1, esse método fará com que a intensidade, a dor, a insanidade, a dor (eu já escrevi dor?), o esgotamento muscular e a dor (de novo?) do seu treino seja aumentada de forma absurda. Você não precisa levantar cargas estratosféricas para se sentir destruído no pós-treino (não que isso não seja bom, ehehe). É tudo uma questão de saber usar a ferramenta certa.
E como tudo começou dessa vez ? Estava eu, pra variar, pensando em um treino de bíceps que fosse sofrido. Sim, o bíceps, o maior órgão sexual masculino !!! Motivo de orgulho, satisfação e alegrais mil. Passional. Ah ! O bíceps ... quanto prazer o bíceps pode te proporcionar com uma camiseta mais justa, passeando pelo Shopping Center de Guarulhos, depois de deixar o carro no estacionamento coberto, e se dirigir para a praça de alimentação. Passar em frente ao Bob´s ou o Mc Donald´s e reparar toda aquela galera obesa te comendo com os olhos e comentando “Olha o tamanho daquele cara”. Isso sim é vida !!! Sinta-se o rei, o imperador huno malvadão , o Hulk, o Coisa, Golias ... humm ... errr .... passou o surto ...



Mas, voltando ... Gosto de atacar o bíceps com bi, tri-sets, rest pause, isotensão ... é um músculo pequeno cuja exaustão causa uma sensação adorável : ardência total. Meus dedos abrem quando o bíceps fadiga, o ante-braço dói, veias pulam ... e que tal levar isso ao extremo ?
No dia de treino de bíceps, montei a barra para fazer a rosca direta ... 10 repetições. Iria, como de costume, treinar o SBT. Seria o aquecimento. Então, um lampejo de luz se fez presente, mais uma vez. Como intensificar o SBT sem perder sua essência ? Não dava mais ... teria que pensar em outra coisa ..
Então, comecei a fazer a próxima série da rosca direta .. assim que coloquei a barra no chão veio a idéia : vou emendar uma rosca alternada aí. Feito. Mas não seria nada de mais. Descansando para a terceira série, veio mais uma idéia : colocar mais um exercício. E assim fui fazendo até chegar a 6 exercícios e a fadiga total do músculo. Que sensação maravilhosa. Que dor ... que tremedeira ... e que fome.
-“Peraí,  Betão ! Foi muito rápido!”


Ops ! Tudo bem, pimpolho. Vamos recomeçar por partes. Tudo explicadinho pra você poder mostrar pros seus amiguinhos que aprendeu uma coisa nova.
Princípio básico do SOMA 1


(1) Escolha 1 exercício para um determinado grupo muscular. Por exemplo, rosca direta para bíceps. Realize 10 repetições bem feitas.
(2) Na segunda série, acrescente um exercício combinado ao primeiro exercício que você realizou. Por exemplo, você fez 10 repetições da rosca direta. Sem descansar, faça 10 repetições, em cada braço, da rosca alternada. Perceba que você somou um exercício á série.
(3) Na terceira série, acrescente mais um exercício aos dois primeiros. No exemplo citado, você fez 10 repetições da rosca direta, 10 repetições da rosca alternada e agora irá somar 10 repetições da rosca concentrada.
(4) E assim por diante. Repare que o número da série é o número de exercícios que você deve realizar, pois está somando 1. Ou seja : 


1ª série : 1 exercício
2ª série : 2 exercícios em seguida
3ª série : 3 exercícios em seguida
4ª série : 4 exercícios em seguida


Até quando ? Até onde você agüentar. E como você saberá qual o seu limite ? Testando-o !!! Quando não conseguir levantar mais o braço será o ideal. Nada de frescura, hein, como, por exemplo “Só consegui fazer 2 exercícios, Betão, o negócio é fera mesmo”. Fera ? Que Mané, fera ! Dois exercícios não dá nem cócegas. Trate de fazer, no mínimo 5.


Quer um bom exemplo pra treinar ombros e trapézio ? Taí :


(1º série) elevação lateral
(2º série) elevação lateral + frontal
(3º série) elevação lateral + frontal + arnold press
(4º série) elevação lateral + frontal + arnold press + desenvolvimento c/ halteres
(5º série) elevação lateral + frontal + arnold press + desenvolvimento c/ halteres + remada alta
(6º série) elevação lateral + frontal + arnold press + desenvolvimento c/ halteres + remada alta + encolhimento com halteres


Repare que o último exercício a ser introduzido será feito apenas uma vez e o primeiro exercício será feito sempre, da primeira à última série. Então, escolha os exercícios com cuidado antes de iniciar o treino.
Dê prioridade ao exercício que você NÃO GOSTA !!! (Ahá, te peguei, né ? Mas é sério !!!!). Espero que tenham gostado do treino. Abraços !